Batata, a vilã da vez

Padrão

Comentários da praça: a conversa era sobre o filho de uma das mulheres, que segundo ela só gosta de comer batata assada no micro-ondas, com bastante requeijão e manteiga derretida…bem calórico! E a mulher estava preocupada mas costumava fazer para ele, porque afinal, era só o que o rapazinho parecia gostar de comer…

E a vizinha rebatia – ‘Olha, cuidado com o colesterol, com a diabete, batata tem muito carbohidrato, que se transforma em açúcar’.

Essa micro-conversa que ouvi me leva a algumas perguntas:

1. Por que é tão difícil manter uma alimentação saudável para as crianças hoje? Será que é assim para todos? Que tipo de mãe consegue imprimir um menu saudável, e qual não consegue?

2. Como manter as crianças imunes às influências da mídia e das ofertas do fast-food?

3. Por outro lado, hoje as pessoas são bombaderadas com muita informação sobre alimentação, há zilhões de revistas – caras e baratinhas – e programas de TV sobre culinária, alimentação, saúde…, portanto TODO MUNDO sabe que esse não é o tipo de alimentação saudável para uma criança, e fecha os olhos? Por comodidade? Por falta de criatividade? Falta de dinheiro?

Acho que as escolas deveriam ter programas para os pais sobre como manter uma alimentação mais saudável para as crianças..

 A imagem é tentadora…, mas a longo prazo…  

Uma resposta »

  1. Acho que essa é uma questão com muitas possibilidades de resposta. Hoje os pais não têm mais certezas, como os da geração dos nossos pais e ficam à mercê do que veem na TV, revistas e outras mídias. E o que é perigoso hoje, amanhã pode não ser, como aconteceu com a manteiga, o ovo e outros alimentos que deixaram de ser vilões. Depois tem a questão da comodidade: é mais fácil dar o que as crianças gostam do que enfrentar a luta diária que é convencê-la a comer o que é saudável, mesmo que gostoso…. E nas muitas pesquisas que fiz pela vida afora, noto que muitas mulheres têm preguiça de fazer comida, preferem dar o que vem pronto e os filhos gostam. Resumindo, é preciso ter muita certeza do que se quer para os filhos em termos de alimentação e também muita disciplina para manter isso ao longo do tempo. Uma coisa é o McDonalds ser comida de fim de semana, outra, da semana toda.

    • É isso mesmo, Sil! Para a mãe – que hoje está ausente muitas horas de casa, é mais fácil estimular os filhos a fazerem alguma gororoba no micro, do que se dar ao trabalho de cuidar da alimentação, pois comer bem dá trabalho mesmo, não há como refutar isso…. O bombardeio da mídia é constante e pais e filhos ficam à mercê do que é ‘cool’…uma tristeza, espero que a próxima geração reverta isso, pelo bem do planeta e de de todos nós.

Deixe um comentário